CUSTO BENEFÍCIO:

A princípio existem vários diferenciais das outras máquinas do mercado, inclusive tradicionais e com preços bem elevados, as  MAQUINAS MUSSATTO, por exemplo são feitas com materiais de primeira qualidade as modelo (M- 1000 e M-2000) são feitas com moldes de aço usinado e todas as articulações são com rolamentos que diminuem o atrito, e os modelos (MH-1000 e MH-2000) são feitas com moldes de alumínio ambas são bem resistentes, e garantem além de uma performance de primeira linha tem a durabilidade muito maior que as demais.

ECOLOGIA:

AS MAQUINAS MUSSATTO, tem  grande preocupação com o “meio ambiente”, claro que deveria também ser preocupação dos governos mas, infelizmente o que mais importa é (PETRÓLEO e MADEIRA ) o petróleo é extraído e provoca vários efeitos no meio-ambiente, além de que sua queima libera na atmosfera alto teor de Dióxido de Carbono contribuindo para o famoso efeito-estufa, e a madeira retirada das matas, as grossas servem para as grandes madeireiras fabricarem móveis e exportarem para países de primeiro mundo e as pequenas são para: fabricar carvão ou queimar tijolos em olarias totalmente ultrapassadas e retrógradas;

RELAÇÃO DE GASTOS COM CONSTRUÇÃO  CONVENCIONAL E COM TIJOLOS SOLO/CIMENTO

Podemos dizer com todos os números sem dúvidas, a economia gira em torno de 30 a 40 % de diferença, portanto qualquer construção com TIJOLOS ECOLÓGICOS DAS MAQUINAS MUSSATTO, o empreendedor economizará muito, então, o que está esperando para adquirir a sua MAQUINA MUSSATTO? Seja seu próprio patrão, realize seu sonho, entre em contato conosco sem compromisso e seja mais um empresário de sucesso, pois a cada dia que passa é um dia a menos que você deixa de ganhar dinheiro, todos os dias abrem licitações em prefeituras que contróem casas populares, ou até mesmo sua própria casa de campo ou rancho, aguardamos seu contato, obrigado.

COMO FABRICAR TIJOLOS COM AS MÁQUINAS MUSSATTO

1-COMO CONHECER O MATERIAL A SER UTILIZADO NA FABRICAÇÃO:

O solo considerado de ótima qualidade para a fabricação de tijolos, é o que possui aproximadamente a proporção de 60 a70% de areia  e de 30 a 40% de argila, sem conter matéria orgânica (sujeiras/raízes).

Para a verificação da proporção de solo a ser utilizado pode-se fazer um teste da seguinte forma:

Coloque em um vidro transparente e com tampa metade da capacidade do vidro com a terra que será analisada (pode ser um pote de maionese de 500 gramas transparente), em seguida, complete com água, adicione 02 colheres de sal, tampe o vidro, agite-o por 01 minuto e deixe-o de repouso , o material irá se separar com as devidas proporções.

Você poderá ver olhando por fora do vidro transparente a divisão de AREIA  E ARGILA, SENDO ASSIM A AREIA FICARÁ EMBAIXO E  O QUE FICAR NA PARTE DE CIMA DO VIDRO SERÁ A ARGILA.

Então você faça o cálculo medindo com uma régua do lado de fora do vidro, ou então faça o cálculo da forma que achar conveniente, se sua terra tiver menos que 60% de arenosidade  pode-se compensar com areia , adicionando-a na hora do preparo do material, mas se o solo for demasiadamente argiloso  não é compensativo fazer esse tipo de mistura.

2.MISTURA DO MATERIAL (SOLO+CIMENTO):

A TERRA deve estar triturada e peneirada com malha 4 para que possa ser misturada ao cimento.

A MISTURA da terra com o cimento varia na proporção de 05 a 07  L de terra para 01 litro de cimento. A UMIDADE deve ser feita lentamente no sistema de chuveiro d?água, sempre mexendo a mistura (cerca de 5%) e importantíssima para uma melhor compactação da mistura e para que o cimento inicie sua ação aglomerante.  Para verificar a umidade ideal, comprima na palma da mão uma pequena quantidade de material formando uma bola, tipo um kibe,que sua vez deverá ser partida ao meio,. Sem esmigalhar e sem umedecer a mão.  Se o material encontra-se nessas condições, estará pronto para ser prensado.

3.PRENSAGEM DO MATERIAL:

A PRENSAGEM do material varia de acordo com os diferentes tipos de solos (proporção de areia e argila), por isso as prensas MUSSATTO, possuem  regulagem para que possa sempre manter-se a mesma altura do tijolo pronto. Essa regulagem é feita na altura da caixa para que entre mais ou menos material a ser prensado.          Ex.: o solo com 70% de areia + 30% de argila, a caixa deverá  terá uma determinada altura, se tiver menos de 70% de arenosidade a altura tem que ser maior , mas os tijolos depois de prensados serão da mesma  altura,            Quanto maior a proporção de areia no solo, menor o volume de material na caixa, e quanto maior a proporção de argila no solo maior será o volume de material a ser prensado dentro da caixa.

Após a prensagem empilhe os tijolos em local plano e a sombra, sempre com cuidado, sem bater ou vibrar os tijolos, e se possível, sem removê-los do local antes do sétimo dia de cura.

A cura dos tijolos deverá ser feita de leves chuviscos de água (pulverização) sobre a pilha de tijolos de 3 a 4 vezes ao dia, durante os 02 primeiros dias, demais 03 dias chuviscar pelo menos 01 vez ao dia.   Essa pulverização deverá ser feita com cuidado para que não prejudique o acabamento dos tijolos.   Após o oitavo dia, os tijolos já poderão ser utilizados.  Durante  o período de cura, os tijolos deverão ficar não deverão ficar diretamente expostos ao sol e ao vento forte para não ressecarem, e se possível, cobertos com lonas plásticas para uma secagem mais lenta.  (Esse procedimento é o mais indicado).

INSTRUÇÕES GERAIS DE USO:

As MÁQUINAS MUSSATTO, são projetadas  para que usando a força natural  de uma pessoa, mantenha-se a relação ideal de volume, umidade e compactação da mistura, obtendo um tijolo de solo-cimento com características ideais. O cliente atingirá as metas exigidas pela ABNT  DESDE QUE SIGA OS DEVIDOS REQUISITOS PARA FABRICAÇÃO DO TIJOLO ECOLÓGICO COMO EX: QUANTIDADE CORRETA DE CIMENTO E TERRA ADEQUADA PARA OS TIJOLOS.

IMPORTANTE: nunca use força excessiva sobre a alavanca, se estiver pesada e a compactação não se realizar, regule a altura para a entrada de menos material na caixa.  O volume de material a ser colocado na caixa, difere entre cada tipo de solo, sendo assim, deve-se encontrar a quantidade ideal de material por tentativa nas primeiras operações da máquina, para que se encontre a altura correta do tijolos .após prensado  com força natural e consistência correta.

PERGUNTAS   MAIS FREQUENTES SOBRE AS MÁQUINAS MUSSATTO:

 1- POR QUE OS CONCORRENTES FALAM MAL DA PRENSA DE 2 TIJOLOS? 

R:Primeiro fator pela falta de ética, em segundo a falta de experiência no ramo, pois existem vários iniciantes no ramo de fabricação dessas prensas sem experiência alguma.

2- AS PRENSAS MANUAIS DE 2 TIJOLOS POR CICLO PRENSAM COM A MESMA INTENSIDADE QUE AS DE 1 ?

R:Com certeza que NÃO,  pois o esforço(KGF) aplicado pelo trabalhador é o mesmo que na de 01 tijolo mas, a prensa é projetada para exercer o dobro da pressão (ton) sobre os tijolos. Por exemplo para se obter um bom tijolo a partir de 2,5 ton já se consegue ter um bom resultado, não confunda algumas propagandas por aí , em que falam que prensam o tijolo com 4 ,5 ,ou 6  toneladas em uma prensinha feita com cantoneirinhas, isso é bobagem, falam isso porque não entendem nada do assunto, somente pra enfatizar ao cliente uma imagem de grande proporção, isso é tudo mentira, na verdade numa prensa dessa como a nossa, voce consegue uma pressão de até  4 ton.  mas a prensa (de um tijolo)  tem capacidade pra até 6ton. Isso não quer dizer que você vai utilizar essa força toda pra prensar um tijolo e como já disse acima isso não é necessário pra obter um bom tijolo, sem contar que pra conseguir uma prensagem acima de 3 ton. fica muito pesado para o trabalhador, já na prensa de 2 tijolos ela tem capacidade para até 12 ton. como já explicado acima capacidade da prensa, mas não quer dizer que você vai utilizar essa força toda pra prensar os 2 tijolos, na verdade ela vai prensar com o dobro da pressão que é utilizado na prensa de um tijolo. Por exemplo se você prensar a 4 ton. na prensa de um tijolo , na prensa de 2 tijolos você terá 8 ton. , pois será 4 para cada tijolo.

3-AS PRENSAS DE 01 E 02 TIJOLOS TEM GARANTIA DE QUANTO TEMPO?

R:Tem garantia a partir de 06 meses contra defeitos de fabricação (dependendo da prensa até 2 anos), pois   nossas prensas foram pré-testadas e garantimos seu ótimo desempenho e qualidade.

4-VOCÊS FABRICAM A PRENSA PRA 1 TIJOLO POR CICLO TAMBÉM?

R:Sim, pois não aconselhamos para  pessoa que quer fazer para vender os tijolos,  somente para as que querem para seu uso próprio, pois as prensas de 01 tijolo não conseguem ter uma boa produção, no caso para quem quer vender os tijolos aconselhamos uma prensa que faz 02 tijolos por ciclo, pois oferece uma boa produção.

5-É PRECISO OUTROS EQUIPAMENTOS PARA PRODUÇÃO DESSES TIJOLOS?

R:Para próprio uso  aconselhamos apenas a prensa e uma peneira pode ser manual mesmo, para quem quer vender os tijolos é bom ter um triturador (destorroador) de terra e a peneira também.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE TIJOLOS SOLO-CIMENTO:

1-A construção com tijolos de solo-cimento requer fundação especial?

R:Não. A fundação, bem como as demais fases, não precisam ser modificadas. O que acontece, em decorrência do menor peso das paredes, é ter seu custo reduzido.

2- Podemos construir  um prédio com mais de 4 andares. Como usar o tijolo de solo-cimento?

R:Sim,é usado da mesma forma que os outros elementos de vedação. Considerando sua densidade, o peso da parede será menor, ressaltando-se o seu menor custo, a rapidez e sua versatilidade da aplicação

3-É necessária mão-de-obra especializada para a construção?

R:Não. É uma novidade para muitos profissionais, mas a construção fica muito mais simples. Nivelada a primeira fiada (que é feita com massa), é só subir as paredes, utilizando um fio de prumo.

4-Posso rebocar a parede?

R:Não há problema algum. Aliás, a parede, sem qualquer tipo de preparação, aceita argamassa para fixar os azulejos, grafiato, texturizado, reboco, pintura, etc. Dada a perfeição do prumo, menos material será utilizado.

5-O que fazer se uma das paredes receber um impacto e o tijolo trincar?

R:A resistência ao impacto é muito grande , porém, a substituição é simples. Usando-se uma makita, recorta-se o tijolo rachado e cola-se o espelho como se fosse um azulejo.

6-Como é feita a amarração? Os ferros devem ser colocados com que distância?

R:É colocado um ferro em cada graute nos cantos das paredes e nos furos lindeiros com as portas e janelas. Evidentemente, tudo deve ser definido pelo engenheiro responsável pela obra

7-Qual o acabamento que pode ser feito na parede?

R:Antes do acabamento, deve ser feito um rejunte nas paredes, principalmente na parte externa, Opcionalmente, também pode ser feito nas paredes internas. Esse reajuste é feito com uma mistura de terra, cimento e bianco. Rejuntadas as paredes e, estando elas secas, qualquer tipo de acabamento pode ser aplicado (resina acrílica, silicone, pintura, texturização, grafiato, gesso – somente em paredes internas, etc.).

Pode-se ser usado nas paredes externas, a resina acrílica ou silicone, o que garante a beleza do tijolo à vista.

8-Que tipo de cola ou outro material devo usar para assentar seu tijolo?

R:Nosso tijolo tem um encaixe perfeito  com ótima precisão milimétrica  , então não é preciso mais que um filete de material feito com a sugestão que passamos abaixo, ou argamassas etc.

Sugestão para a mistura:

  • 3 litros de terra
  • 150 ml de cimento
  • 150 ml de bianco

Sugestão para o aplicador:

  • Uma garrafa tipo PET

Furar a tampa da garrafa e adaptar uma tampa de caneta